cexp

COMPOTA BD no MAGA 2016

17/11/2016


É já hoje (17, Novembro 2016) às 21 horas no espaço do Céu de Vidro, que abre ao publico o MAGA.

A participação da DAR deste ano, acontece indirectamente (como deve ser!) através de um projecto do Gonçalo Gaspar aquando do seu Estágio aqui na Associação.

O resto foi só seguir a sua proactividade. Juntando a estrutura da Associação e a vocação open através da aplicação de licenças Creative Commons e a comunidade ESAD através do Professor Nuno Fragata e das suas turmas e ex. turmas.

Do lado da DAR resta-nos agradecer e dar os parabéns pelo fantástico resultado, agora em exposição, a todos os participantes da primeira edição.

Apareçam e fixem este nome para 2017: COMPOTA BD!

O Projecto Compota BD é uma ideia de implementação de uma Comic Jam que surge pela mão de Gonçalo Gaspar, durante o seu estágio na DAR (d21s.org). Estando este estágio integrado no curso CET de Ilustração Gráfica da ESAD, depressa viu nesta confluência de parceiros o melhor ambiente para testar as suas ideias.

Na ESAD.cr obteve apoio do docente coordenador do curso, Nuno Fragata, também um entusiasta da Banda Desenhada e dos Comics.

Com as regras do projeto a serem discutidas e definidas, na procura de um grupo de trabalho para teste do conceito, em conversa com o coordenador do curso entendeu-se que seria interessante convidar alunos já formados e em formação em Ilustração e Produção Gráfica e ainda alguns ilustradores convidados com ligação à ESAD.cr.

Procurando a inclusão de boas práticas, André Rocha, Diretor da Associação DAR e membro da Creative Commons, deu a conhecer e explicou algumas regras de utilização e boas práticas de Licenciamento Aberto, utilizando esse conhecimento para o desenvolvimento legal de todo o processo.