ad1_low_post

Proposta ao Orçamento Participativo 2014 das Caldas da Rainha. Votação online encerra dia 4.

28/03/2014

O Open Lab Caldas da Rainha será um espaço onde se pode fabricar quase tudo. No mínimo onde se poderá trazer à existência física um modelo ou protótipo de qualquer coisa.
Inspirado fortemente na ideia de Fablab trata-se de uma adaptação do mesmo conceito ao contexto e realidades locais.

Tratando-se também de uma evolução do que é o agora criado e em inicio de atividade, Open Lab da DAR (www.designadvancedresources.org), é intenção da nossa proposta que receba graças a esta proposta maquinaria e funcionalidades complementares.

No nosso entender é uma estrutura fundamental para a região e será com certeza um polo de dinamização do design, em estreita ligação com a comunidade escolar e recém-licenciados. Aqui estes poderão ver os seus primeiros produtos ganhar vida própria, ser comercializados em pequenas series ou mesmo propostos à indústria.

Entendemos essencial também fortalecer o projecto das oficinas sociais através da sua promoção e com o intuito de atrair a comunidade desocupada para a produção no contexto oficinal, sendo com isto justamente remunerada e participando na dinâmica do open lab através das suas atividades de formação.

Para além disso é essencial neste processo de fortalecimento do projecto atrair o comercio que pode ver nesta estrutura uma forma de obter produtos diferenciados e originais para os seus estabelecimentos, ampliando a sua oferta sem que os custos de desenvolvimento se comparem aos de outras estruturas e sem que se veja forçado a vender o que todos os outros vendem.

O projecto terá também uma estreita ligação com a venda de produtos online de modo a que se possa re-financiar e de forma a que todos os intervenientes vejam compensado o seu esforço de forma justa.

Desejamos também que o projecto se mantenha fiel à lógica open, ou seja, que se afaste agentes estranhos ao mais essencial do processo de desenvolvimento e comercialização de novos produtos.

Acreditamos numa produção independente e liberta de negócios externos como o da propriedade intelectual que o que apenas adicionam a esta equação são custos acrescidos. Não só não tememos a cópia como também facilitamos qualquer reprodução, adaptação e modificação. Acreditamos que esta é a forma e o caminho para melhores e mais pertinentes produtos.

ATENÇÃO!!! A VOTAÇÃO ONLINE ESTÁ A ENCERRAR. É APENAS ATÉ DIA 4 DE ABRIL! PODEMOS CONTAR COM A VOSSA AJUDA?
votem em http://www.cm-caldas-rainha.pt/portal/page/portal/OP/Participe

Tags: , , ,